Você tem mais de 18 anos?

O acesso ao site só é permitido para maiores de 18 anos.

< Voltar

Receita de Carreteiro com Cerveja por Daiane Colla

Convidamos a Sommelière de Cerveja Daiane Colla para dividir conosco uma receita de Carreteiro com Cerveja. Confira:



Uma das minhas receitas preferidas é meu carreteiro com cerveja. Sobrou carne do churrasco? Certamente ela vai virar um delicioso carreteiro, simples e rápido. Na escolha da cerveja, prefira estilos com maltes um pouco mais escuros, porém sem muita característica do lúpulo e da levedura como dunkel, schwarzbier, bock, brown ale e stout.

Ingredientes:
- Pedaços de carne de churrasco (prefira carne no lugar e linguiça e coração de galinha)
- 1 xic. arroz branco ou integral
- sal
- pimenta
- folhas de louro
- ½ cebola picada em cubos
- 600 ml de cerveja
Rendimento: 4 porções

Modo de preparo:
Corte os pedaços de carne em cubos e coloque em uma panela de pressão. Cubra a carne com aproximadamente 300ml de cerveja e se precisar, o restante pode ser completado com água. Coloque umas duas folhas de louro (ou outro tempero de sua preferência) tampe e panela e deixe cozinhar por 10 minutos na pressão (contar depois que começar a ferver).
Em outra panela refogue a cebola picada. Passado os 10 minutos desligue a panela, deixe a pressão sair e transfira a carne e o caldo para a panela com a cebola refogada. Adicione uma xícara de arroz e o restante da cerveja. Mexa de vez em quando, até o arroz cozinhar por completo. Prove para ver se precisa adicionar sal e pimenta ao preparo. Se preferir, pode adicionar um pouco de manteiga ao final para dar mais cremosidade. Sirva com o acompanhamento que preferir.

*Daiane Colla
Jornalista, Sommelière de Cervejas especialista em Estilos, Avaliação de Cervejas e Harmonização pelo Siebel Institute of Technology de Chicago, Estados Unidos e Cicerone Certified Beer Server. Possui experiência de mais de três anos em organização de cursos, concursos e festivais de cerveja. Atua como sommelière em consultorias, palestras, cursos e eventos de degustação e harmonização. É embaixadora do Brussels Beer Challenge para América Latina e idealizadora do Rotas da Cerveja.