Você tem mais de 18 anos?

O acesso ao site só é permitido para maiores de 18 anos.

< Voltar

Passo a passo: como as cervejas são fabricadas

Todo mundo adora uma cerveja bem geladinha! Mas você sabe como esse líquido precioso é fabricado? 

Se você tem vontade de saber como funciona o processo de fabricação da cerveja, esse post foi feito para você!

Mas antes de chegarmos no processo, além da água e da levedura, temos que te apresentar duas personalidades fundamentais:

MALTE – É um cereal que passa por um processo de germinação controlada. Na maioria das receitas é utilizado como base o malte de cevada, porém temos diversos outros cereais maltados que combinados produzem inúmeros estilos de cerveja.

LÚPULO – É uma flor proveniente da planta de espécie Humulus Lupulus e é o grande responsável por dar amargor e grande parte dos aromas da cerveja.

Agora que você já conhece um pouco mais dos nossos atores principais, vamos entender um pouco de cada etapa do processo de fabricação:

MOSTURAÇÃO – É o processo de fabricação do mosto cervejeiro através do cozimento do malte em água em temperaturas específicas conforme a receita da cerveja que está sendo produzida. Durante ele, o amido existente no malte é convertido em açúcares fermentáveis e alguns açúcares mais complexos que irão gerar o álcool e o corpo da cerveja, respectivamente.

CLARIFICAÇÃO E FILTRAÇÃO – Durante o processo de clarificação o mosto cervejeiro é recirculado através da chamada “cama de malte”, onde a própria casca do malte funciona como um meio filtrante.  Depois de clarificado, inicia o processo de filtração da mesma forma.

FERVURA – É onde são adicionados os lúpulos que darão o amargor e aroma da cerveja. Ela ainda tem como objetivo a homogeneização e a esterilização do mosto.

FERMENTAÇÃO – Na fermentação a levedura (fermento) é adicionada ao mosto já nos tanques FM (fermentação e maturação), passando a  consumir os açúcares disponíveis, gerando assim o álcool e o CO2.

MATURAÇÃO E CLARIFICAÇÃO – Durante a maturação a levedura ingere os seus subprodutos gerados na fermentação, aprimorando o sabor da cerveja. Já na clarificação devido a ausência de açúcares fermentáveis e a baixa temperatura (1°C), a levedura decanta para o fundo do tanque clarificando a cerveja.

E prontinho, agora é só apreciar! Cheers ??